top of page
  • Foto do escritorEventos - Gestão Primavera 2021

Roda Marie Curie: A Importância da Autorregulação e Aprendizagem para Estudantes Universitários

Olá a todos!

Começando nossos eventos de 2021 com o pé direito, trazemos o querido Matheus Mantovani dos Santos para conversar conosco sobre "A Importância da Autorregulação e Da Aprendizagem para Estudantes Universitários".

Segue um breve resumo sobre o tema:


A organização do Ensino Superior e dos ambientes educacionais, sobretudo universitários, no Brasil pressupõe e privilegia a aprendizagem autorregulada por parte das estudantes. A autorregulação se constitui dos diversos processos cognitivos, motivacionais e comportamentais voltados para obtenção de metas e objetivos pessoais estabelecidos, junto dos construtos de Modelação Social e Agência Individual constituem a base da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura sobre o funcionamento psicológico humano. Deste modo, a autorregulação da aprendizagem se refere a pensamentos, sentimentos e ações autogeradas que são planejadas e ciclicamente adaptadas para realização de metas pessoais de estudos. O desenvolvimento da autorregulação ocorre de maneira gradual e contínua entre maior dependência do apoio social (controle externo) e independência (controle individual), sendo primordial que a própria autorregulação da aprendizagem faça parte dos objetivos educacionais.

Pensando na organização universitária e em suas dificuldades para promoção da educação integral das estudantes (capacitação profissional, desenvolvimento sociocognitivo e desenvolvimento para um vida social, democrática e política) a proposta desta Roda Marie Curie será discutir as principais práticas de autorregulação e como grupos e comunidades de estudantes universitários podem promover e se beneficiar mutuamente da construção coletiva da autorregulação da aprendizagem.


O evento será realizado dia 14/04 às 17:00, pela plataforma Google Meets, ressaltamos que a entrada para plataforma será restrita à e-mails do domínio Unicamp. Porém haverá a transmissão simultânea pela página do evento no Facebook, mais detalhes serão divulgados posteriormente.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page