• Comunicação - Gestão Maré - CAEQ 2020

Nota - Reunião com o Coordenador de Graduação

21 de Junho de 2020 - Campinas - SP

É de conhecimento público que semana passada foi publicada nas redes sociais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) uma entrevista com o Coordenador de Curso do IQ acerca dos andamentos do processo de adaptação ao ensino híbrido emergencial no Instituto de Química. Para choque da comunidade discente, foi relatado um cenário desconhecido aos alunos, de que tudo estaria correndo tranquilamente e sem grandes percalços no caminho. Nós, alunos, sabemos que essa realidade não existiu durante esse semestre; o CAEQ recebeu inúmeros e-mails e mensagens com críticas ao Ensino Remoto e pedidos de ajuda de discentes, dos quais destacamos a carta aberta de MA311 (cálculo 3), publicada recentemente (acesse a carta aqui: https://bit.ly/CartaMA311).

Após a publicação da entrevista, parte da comunidade discente nos procurou para fazer reclamações, visto que não concordava com os aspectos positivos e frutíferos relatados em tal entrevista. Dessa forma, avaliamos a importância de convocar uma reunião pessoal com o Coordenador de Curso do IQ. Então, na segunda-feira (15/07), o CAEQ se reuniu com o Coordenador e com o Coordenador Associado com o intuito de pedir uma explicação sobre a entrevista dada. Além de tentar entender os motivos pelos quais o Coordenador do Curso relatara a experiência com o ensino híbrido daquela maneira, o CAEQ tinha como objetivo o pedido de uma nota de retratação dele para com a comunidade, como forma de evitar o agravamento do sentimento de descaso com os alunos. Outros tópicos envolvidos na reunião foram as deliberações da última assembleia dos alunos do IQ, além de reclamações envolvendo as disciplinas de Cálculo 3 e Física 3.

Após conversarmos cerca de 2h, não entramos em consenso sobre a retirada da nota do ar; o Coordenador de Curso reafirmou acreditar na realidade expressa na mesma. Isso demonstra clara dissonância entre o ponto de vista de alunos e professores; entretanto, ressaltamos que a conversa ocorreu da forma mais polida e respeitosa possível. A nota publicada pela SBQ teve um grande impacto em outras universidades, principalmente federais, que estão utilizando o ensino oferecido pelo IQ-Unicamp como modelo para outros cursos de Química. Ao ler a nota e os comentários deixados pelos nossos discentes na publicação da mesma, o Centro Acadêmico do Instituto de Química - CAIQ - IQ/UFRJ entrou em contato com o CAEQ para convocar uma reunião a fim de discutir o ensino vivenciado pelos nossos estudantes. Além deste, a reunião contou com a participação do Centro Acadêmico de Estudos Químicos Heinrich Rheinboldt - CAEQHR - IQ/USP; Centro Acadêmico da Química - CAQuí - IQ/UFSCar e Centro Estudantil da Química - CENEQui - IQ/FFCLRP. Durante a reunião, foi perceptível o descontentamento dos alunos com o ensino remoto oferecido para eles. Os discentes da UFRJ, que ainda não tiveram contato com o ensino a distância, se mostraram perplexos com a situação do IQ/Unicamp e se engajaram ainda mais na luta contra o ensino híbrido em sua instituição. Assim, o CAEQ tem atuado tanto interna quanto externamente, no intuito de evitar que a precarização do ensino, atualmente imposta em nossa universidade, se alastre por outras instituições.

Nós do CAEQ estamos sempre dispostos a levar o ponto de vista dos discentes junto aos órgãos responsáveis, e expressamos nosso desejo de termos maior representação junto aos mesmos. A Coordenação de Curso garantiu um canal de comunicação mais direto com o CAEQ, a fim de alinharmos os interesses de estudantes e professores da melhor forma possível, e nos comunicou a possibilidade de termos mais representantes discentes no GT de ensino híbrido emergencial; entretanto, sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar paridade de representação.

Aproveitamos o espaço da nota para reforçar mais uma vez nosso compromisso quanto à transparência e a representação dos interesses estudantis junto às instâncias oficiais do Instituto. Além disso, convidamos todos aqueles que nos acompanham nas redes sociais a participarem de nossas reuniões, já que somos um Centro Acadêmico feito de estudantes para estudantes, é importante contarmos com mais pessoas para acrescentar ao debate e à representatividade. Lembramos que nossas reuniões são sempre abertas e estão acontecendo semanalmente via Discord, um aplicativo de chamadas. Venha construir conosco, é seu direito!


Gestão Maré 2020

© 2020 por Gestão Maré - CAEQ Unicamp.

  • Facebook - CAEQ Unicamp
  • Instagram - CAEQ Unicamp
  • Twitter - CAEQ Unicamp