• Comunicação - Gestão Maré - CAEQ 2020

Nota - Pela luta dos funcionários do saúde: uma carta do CAEQ aos estudantes da Unicamp

25 de Julho de 2020 - Campinas - SP

Temos acompanhado as mobilizações dos funcionários da área da saúde da Unicamp, ao longo dos últimos meses, por meio de três cartas enviadas por um grupo anônimo de funcionários para os e-mails dos centros acadêmicos da universidade. As cartas denunciavam: a falta de testagem ampla dos funcionários e pacientes, assim como o oferecimento dos devidos EPIs, no começo da pandemia; a falta do pagamento dos 40% da insalubridade e o falecimento de dois funcionários do hospital, sendo uma destes parte do grupo de risco da COVID-19.

A Superintendência do HC, em nota oficial de resposta a essas acusações, alega que nenhum funcionário parte do grupo de risco está trabalhando na linha de frente contra a COVID-19 (1). Ainda assim, Luci, atendente de enfermagem do HC desde 1990 e parte do grupo de risco, faleceu acometida de COVID-19 no começo de Julho (2). Os importantes, embora ainda limitados, avanços em relação ao oferecimento amplo de EPIs e testagem de todos os funcionários e pacientes que são internados só foram conquistados devido a mobilização e pressão dos funcionários.

A luta dos funcionários da área da saúde é a expressão máxima da luta da população de um país com mais de 84 mil mortos, oficialmente confirmados, por COVID-19(3). No Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde(4), publicado em 08 de Julho, fica escancarado o descaso com esses trabalhadores: “As profissões com maior registro de casos foram os técnicos ou auxiliares de enfermagem (59.635), seguido dos enfermeiros (25.718), médicos (19.037), Agentes Comunitários de Saúde (8.030) e recepcionistas de unidades de saúde (7.642)”. “Além disso, 138 mortes foram registradas para COVID-19 entre os profissionais de saúde”. Nós estudantes, enquanto defensores de uma universidade autônoma, gratuita e democrática a serviço do povo, devemos nos unir ativamente e reverberar a luta destes funcionários.

Tendo em vista a necessidade de maior engajamento do movimento estudantil na participação ativa em apoio e solidariedade à luta dos funcionários da saúde, o CAEQ propõe a realização de panfletagens e agitação a respeito das cartas recebidas com os funcionários. Essa atividade permitirá que discutemos as denúncias realizadas, o descaso da Reitoria e da Superintendência do HC e as condições precarizadas de trabalho destes funcionários em meio a uma pandemia. Assim, será realizada na terça-feira (28/07) uma atividade de panfletagem da carta em anexo às 12:00 (doze) horas do dia 28/07 nos pontos de ônibus em frente a entrada do HC. Lembramos que, para aqueles que participarem, devem ser conscientes em relação aos riscos desta atividade. Todos devem estar com máscara, álcool em gel e luvas (levaremos para todos que forem participar) para a distribuição dos panfletos.

Link do panfleto: https://bit.ly/panfleto-HC


EM DEFESA DA SAÚDE DO POVO!

TODO APOIO À LUTA DOS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE DA UNICAMP!

TODO APOIO À LUTA DOS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE DE TODO O PAÍS!


Gestão Maré 2020

Referências: 1 - Nota de esclarecimento sobre denúncias do STU. Hospital de Clínicas Unicamp, 25 de jun. de 2020. Disponível em: <https://bit.ly/39o5GwX>. Acesso em: 22/07/2020. 2 - Mensagem de pesar. Hospital de Clínicas Unicamp, 2 de jul. de 2020. Disponível em: <https://bit.ly/30BerzW>. Acesso em: 22/07/2020. 3 - Brasil registra 1.317 mortes e 58 mil novos casos, e óbitos já passam dos 84 mil. Folha de S. Paulo, 23 de jul. de 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3hsRvtq>. Acesso em: 22/07/2020. 4 - Novo Boletim Epidemiológico da Covid-19 traz balanço de infecções em profissionais de saúde. Ministério da Saúde, 08 de jul. de 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3hCZFzD>. Acesso em: 23/07/2020.

© 2020 por Gestão Maré - CAEQ Unicamp.

  • Facebook - CAEQ Unicamp
  • Instagram - CAEQ Unicamp
  • Twitter - CAEQ Unicamp