3 de Junho de 2020 - Campinas - SP
Nós, da Gestão Maré do Centro Acadêmico de Estudos de Química, vimos através desta nota pedir nossas mais sinceras desculpas por ter permitido e continuado situações racistas dentro de nossa sede, e garantimos que não irão se repetir, para o qual a gestão trabalhará incansavelmente.
É de conhecimento da comunidade que o grupo Minas do IQ está com um formulário aberto, totalmente anônimo, que busca recolher denúncias de racismo no Instituto de Química. Uma dessas denúncias envolveu diretamente o CAEQ, então elas nos procuraram para encaminhá-la a fim de prestarmos as devidas explicações e retratações à comunidade.
Tal denúncia relatava que alunos negros se sentiram excluídos e vistos como "algo exótico" ao frequentarem nossa sede, e que isso teria acontecido mais de uma vez, sendo o tratamento dado a pessoas brancas sensivelmente diferente. Por essa razão, usamos nosso espaço nas redes sociais para ecoar a denúncia, que acreditamos ser verdadeira, e também usamos o espaço para nos retratarmos, pedindo desculpas por permitir a propagação desse tipo de comportamento na nossa sede.
A sede do CAEQ é um espaço público que pode ser frequentado por qualquer aluno da Química, e até de fora; é um espaço que deveria ser seguro para todos aqueles que o frequentam. Entretanto, não é o que tem acontecido. Gostaríamos de reforçar que trabalharemos para reverter essa situação e convidamos os alunos negros a comporem e ocuparem esse espaço – ele é de vocês! Inclusive, vocês estão mais do que convidados a frequentarem nossas reuniões, se assim o quiserem.
É importante salientar também que boa parte das pessoas que frequentam o CAEQ podem não ser da gestão, então trazemos à comunidade discente a problemática e EXIGIMOS que os esforços antirracistas sejam assumidos por todos aqueles que frequentam a sede, de forma a garantir que seja um espaço de fato aberto a todos, sejam eles sujeitos brancos ou não-brancos.
Aproveitamos o espaço também para ressaltar que estamos a par das denúncias envolvendo docentes sendo racistas com alunos ingressantes, e já estamos encaminhando a questão a fim de ser tratada com todas as entidades do IQ. Não ficaremos em silêncio quanto ao racismo no Instituto de Química. Todos os alunos que aqui estão são alunos genuínos. As cotas raciais são uma conquista muito cara às entidades do IQ e, passada sua conquista, é hora de provarmos que estamos aqui para defender os alunos cotistas, e também quaisquer alunos que procurarem por nosso auxílio.
Atenciosamente, Gestão Maré - CAEQ 2020
Comments