top of page
  • Foto do escritorGestão Primavera - CAEQ 2021

FAQ do CAEQ: Respostas de perguntas frequentes

Olá, pessoal!


Com intuito de centralizar todas as dúvidas recorrentes que recebíamos da comunidade do Instituto de Química, o CAEQ criou este FAQ (Respostas para perguntas frequentes) com esclarecimentos de questões institucionais, relacionadas a Integralização, Matricula, programa PAD, Estágios, entre outros assuntos de interesse dos discentes da graduação.


Para demais dúvidas não contempladas, sintam-se a vontade para entrar em contato!


Gestão Primavera 2021.

Sumário


Perguntas Frequentes enviadas ao CAEQ


Integralização

  • Como checar o tempo de integralização restante

Você pode checar essa informação no site SIGA, após fazer o login você deverá acessar a seguinte ordem: Vida Acadêmica > Integralização. Neste local encontrará qual o tempo limite de integralização do curso, bem como outras informações úteis.

  • Como saber quantos créditos e os tipos de eletiva que preciso cursar

Essa informação depende de qual catálogo você está inserido, e pode ser checada no SIGA, através da seguinte ordem: Vida Acadêmica > Integralização, após conferir isso, logo abaixo haverá um espaço contendo a informação de “Disciplinas Obrigatórias Faltantes”, bem como “Disciplinas Eletivas Faltantes”. Note que você não precisa cursar todas as disciplinas descritas no campo de eletivas, o número de créditos faltantes aparecerá na projeção dos semestres, mais abaixo na mesma página.

  • Como gerar o atestado de matrícula

Entrando no SIGA, você poderá emitir o Atestado de Matrícula clicando em “Documentos e Diplomas”, note que estudantes regulares devem acessar através do “Emitir Atestado de Matrícula Aluno Regular”, enquanto estudantes especiais devem acessar através do “Emitir Atestado de Matrícula Estudante Especial”.


Matrícula

  • Como realizar

O Requerimento de Matrícula em Disciplinas deve ser realizado semestralmente no sistema oficial da DAC no período estabelecido para requerimento de matrícula no calendário acadêmico, o aluno deve acessar página da DAC > menu Estudantes > menu e-DAC > inserir RA e senha > Requerimento de Matrícula. Aqui, talvez surja uma mensagem avisando que é necessário atualizar seus dados cadastrais, para isso você deve acessar o sistema SIGA > Fazer login com RA e senha > Cadastros > Atualizar dados cadastrais de Aluno > Após verificar todas as informações cadastrais, em todas as abas, finalizar a atualização clicando em Confirmar, mesmo que não haja alterações, é necessário confirmar a atualização dos dados. Depois disso, você pode voltar para a página de Requerimento de Matrícula, selecionar o Tipo (Normal para períodos letivos regulares, Férias para disciplinas de férias de verão e Recuperação também para atividades de recuperação nas férias de disciplinas específicas cursadas no semestre letivo anterior - consultar também no Caderno de Horários) incluir as disciplinas e turmas desejadas > clicar no botão PRÓXIMO > revisar as disciplinas e clicar em concluir.

  • Esqueci uma disciplina, posso mandar outro requerimento?

O requerimento processado será sempre o último enviado, então caso tenha esquecido de inserir alguma disciplina no seu requerimento, você precisa enviar outro com todas as disciplinas já inseridas anteriormente além da “nova disciplina”. Pode ser também que você tenha mudado de ideia ao fazer uma disciplina antes do fim do período de requerimento, nesse caso você pode também enviar um novo requerimento de matrícula excluindo essa disciplina. Em todos os casos, lembre-se que o último requerimento de matrícula enviado é o que será processado, então certifique-se de colocar todas as disciplinas e turmas desejadas.

  • Como sei quais disciplinas preciso me matricular?

Você pode consultar as disciplinas oferecidas no semestre no Caderno de Horários (normalmente liberados cerca de 1 mês antes do início do período letivo) para conferir o horário oferecido, os docentes encarregados, a quantidade de vagas, as reservas de vagas e etc. Para saber quais disciplinas você pode pegar, você pode consultar a página DAC - Catálogos de cursos ou pode consultar uma plataforma não oficial chamada GDE, entrando com seu login habitual da DAC > Acadêmico > Árvore/Integralização para ver todas as disciplinas ou Acadêmico > Planejador para simular o próximo semestre (opção disponível alguns dias depois da liberação do Caderno de Horários).

  • Como realizar alteração de matrícula

A alteração de matrícula pode ser feita em um período distinto ao do Requerimento de Matrícula, normalmente na primeira semana do período letivo que pode ser encontrado no calendário acadêmico. Para realizá-la, você pode primeiro conferir a situação de vagas por disciplina para saber se há vagas na turma que deseja inserir/trocar e depois ir para página da DAC > menu Estudantes > menu e-DAC > Alterar matrícula > Preenchê-lo de acordo com as instruções na própria página > Recomendado imprimir a confirmação da solicitação de alteração de matrícula. O sistema estará fechado nos horários de processamento de pedidos de alteração de matrícula, mostrados na tabela abaixo, depois desses períodos você pode consultar seu pedido no Sistema de Alteração de Matrícula > Acompanhar pedido de alteração de matrícula validado.


Depois disso você deve consultar o relatório final de matrícula, também no Sistema de Alteração de Matrícula.

  • Como desistir de matrícula em disciplinas

Atenção na diferença entre desistir de matrícula (em disciplinas) e trancar matrícula (do semestre), para desistir de disciplinas, você deve fazer a solicitação no sistema SIGA, no menu Matrícula > Desistência de Matrícula de Aluno Regular. Não é necessário colocar nenhuma justificativa nem nenhuma informação extra, apenas fique atento ao prazo máximo para desistência, disponível no calendário acadêmico e para inserir a disciplina correta. Não é permitido que você desista de todas as disciplinas em que está matriculado, nesse caso, deverá ser solicitado o Trancamento de Semestre.

  • Como trancar o semestre

Trancamento de Semestre é a suspensão temporária da matrícula do estudante, sem perda do vínculo com a Universidade. A solicitação de Trancamento de Semestre é feita no portal e-DAC > Fazer login com RA e senha > Solicitações > Nova Solicitação > Trancamento do Semestre. Atenção na diferença entre Trancamento do Semestre e Cancelamento de Matrícula no Curso, a opção de Trancamento do Semestre não estará disponível fora do prazo definido no calendário acadêmico, mas a opção de Cancelamento de Matrícula estará disponível em todos os períodos.

  • Como cancelar matrícula no curso

O cancelamento da matrícula no curso interrompe o vínculo do estudante com a Universidade, ao solicitar, ocorrerá a perda total do vínculo com a Unicamp, sua matrícula como estudante da Unicamp será cancelada e o retorno só será possível por meio de Vestibular (Graduação) ou novo processo seletivo (Pós-Graduação). Você pode fazer essa solicitação em qualquer momento do curso, não há período específico. Pode ser feito no portal e-DAC > Fazer login com RA e senha > Solicitações > Nova Solicitação > Cancelamento de Matrícula no Curso > Preencher o formulário e confirmar a solicitação.

  • O que é o Trancamento Automático/Trancamento Ex Officio?

Se você por qualquer motivo não fez matrícula em nenhuma disciplina no semestre e também não solicitou o Trancamento do Semestre, você receberá um aviso de Trancamento Automático ou Ex Officio feito de maneira preventiva e deve confirmar o Trancamento até o prazo descrito no calendário acadêmico pelo portal e-DAC, caso contrário terá sua matrícula cancelada.


Programa de Auxílio Didático (PAD)

  • Como realizar a inscrição

Alguns meses antes do início do semestre letivo, a Comissão de Graduação de cada unidade envia um e-mail para os discentes com as informações de inscrição. Nele, é também encaminhado um formulário, onde é feita propriamente a inscrição, onde devem ser anexados dados do estudante e sua integralização mais atualizada possível.

  • Voluntário

Com o formulário de inscrição, deve ser também anexado uma declaração de interesse para realização do PAD Voluntário. Essa declaração deverá ser assinada pelo docente que ministrará a disciplina de interesse do PAD. O modelo desta declaração é enviado no e-mail de abertura das inscrições.

  • Remunerado

No e-mail enviado pela Comissão de Graduação, encontra-se uma lista de disciplinas e turmas nas quais serão abertas vagas para PADs remunerados. Assim, o aluno interessado deve selecionar quais as disciplinas/turmas têm interesse em atuar. Lembrando que o aluno não poderá estar cursando disciplinas obrigatórias de sua integralização no mesmo horário das aulas do PAD, deve já ter cursado a disciplina ou uma equivalente e não pode apresentar reprovações nela. O valor da bolsa PAD atualmente é de R$ 522,05, por, no mínimo, 08 horas semanais de atividades. A bolsa tem duração de, no máximo, quatro meses e meio, a vigorar sempre a partir do início de cada semestre letivo. Devido ao número limitado de bolsas, nem todos os alunos inscritos serão contemplados. Os critérios de seleção envolvem, na seguinte ordem de prioridade e critérios de desempate: maior nota na disciplina ou em uma equivalente entre os candidatos; não ter participado anteriormente do programa; apresentar o maior CP entre os candidatos; apresentar o maior CR entre os candidatos.

  • Quais atividades didáticas são de responsabilidade do PAD?

O auxiliar didático deve conversar com o docente para saber como serão realizadas as atividades e de qual forma deve ajudar. Atividades normalmente pedidas são: pesquisar fontes que contribuam na condução da disciplina; auxiliar no planejamento de aulas, práticas ou teóricas; auxiliar docentes e discentes para utilização de softwares; auxiliar na elaboração e correção de exercícios de fixação de aprendizagem; prestar atendimento extra-classes para sanar dúvidas.

É importante ressaltar que é vetado ao auxiliar didático: substituir o docente em sala de aula; elaborar, corrigir e aplicar atividades avaliativas que forneçam notas; controlar e registrar frequência; e receber mais de uma bolsa da Unicamp (outras bolsas, como de órgãos de fomento de pesquisa, o orientador deve checar com a fonte pagadora sobre o acúmulo de bolsas).

  • Como validar os créditos do PAD como eletiva

Ao início do semestre posterior ao da participação do programa PAD (seja voluntário ou remunerado), o aluno que realizou a atividade pode se matricular na disciplina QG970. Essa matéria possui 2 créditos, sem atividades durante o semestre, os quais contam como uma eletiva obrigatória do curso. Como requisito para validação nessa disciplina, o aluno que participou do programa deve ter respondido um formulário, divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação no fim do semestre no qual ele foi PAD, de avaliação do programa, de sua atuação como PAD e da atuação do professor orientador do PAD.


Dupla Modalidade

  • Como ingressar na dupla modalidade

Para ingressar na dupla modalidade você deverá estar regularmente matriculado no curso 05 (Química Diurno). Em período de matrícula, entre no site do e-DAC e, após fazer o login, entre na aba de "Solicitações" e selecione “Opção Curricular: Habilitação”, lá você encontrará o formulário e o preenchendo, poderá alterar a modalidade principal, bem como adicionar a secundária.

  • O tempo de integralização é para a conclusão das duas modalidades?

Não, você deverá concluir uma das modalidades até o prazo máximo de integralização. Após concluir uma modalidade, sua matrícula continuará vigente para a conclusão da segunda modalidade, que terá um tempo específico para integralização, calculado automaticamente pela DAC (1,5x o tempo estimado pela DAC para a conclusão desta).


Reingresso

  • O que é o reingresso?

O reingresso deve ser optado para o aluno já formado em um curso/modalidade e que deseja ingressar novamente para o cumprimento de outra modalidade/curso. Alunos do curso 05 podem reingressar nos cursos de farmácia (63), licenciatura em física e química (56) ou então reingressar no mesmo curso com o objetivo de concluir outra modalidade. Alunos do curso 50 podem reingressar nos cursos de farmácia (63), licenciatura em física e química (56) ou no curso 05 para concluir a modalidade licenciatura.

  • Como realizar o reingresso

O período de solicitação do reingresso deve ser consultado via calendário da DAC. Lembrando que o aluno que estiver matriculado na dupla modalidade e se forme em uma delas, automaticamente manterá sua matrícula para a conclusão da segunda modalidade. Para solicitar o reingresso, basta preencher o formulário, verificar quais disciplinas obrigatórias deverá cursar (emitindo uma integralização) para saber quais autorizações necessitará para o reingresso. Posteriormente, o formulário deve ser datado, assinado e enviado ao coordenador de curso, para que seja determinado ano de catálogo, turma e semestre de ingresso. Caso tenha disciplinas obrigatórias de outras coordenadorias, o formulário (com as informações preenchidas de ano de catálogo, turma e semestre pelo coordenador do curso) deverá ser encaminhado para os respectivos coordenadores para obtenção das autorizações. Todas as autorizações devem ser posteriormente enviadas à DAC pelo Fale Conosco do Site da DAC.

  • Cursei QG564/QG650, preciso cursar QG565?

Se você for estudante do curso diurno e tiver cursado QG564, então só será necessário cursar QG566 para obter o equivalente a QG565. Caso você seja do noturno, ainda é necessário cursar QG565. Uma modificação disto para o noturno será realizada nos catálogos futuros, para se adequar com o do diurno e apenas ser necessário cursar QG566.


Transferência Interna

  • O que é?

Também chamado de Remanejamento Interno, é o processo de mudança de um estudante da Unicamp de um curso de graduação para outro, cada aluno pode se inscrever uma única vez por ano e optar por apenas um curso, o processo é aberto em um período específico de acordo com calendário da DAC e sujeito a não ter vagas em todos os cursos, dependendo da quantidade de vagas remanescentes em cada curso.

  • Como fazer?

A inscrição é online em um período previamente estipulado e pode ser feita pelo portal e-DAC > Fazer login com RA e senha > Solicitações > Nova Solicitação > Remanejamento Interno. O formulário de inscrição só ficará disponível no período estipulado. A classificação dos candidatos no processo de remanejamento interno é feita pela DAC em ordem decrescente do valor do CRP (Coeficiente de Rendimento Padronizado).

  • Posso me transferir para qualquer curso?

Você precisa ter metade dos créditos (50%) “aproveitáveis” obtidos por um estudante do primeiro semestre do curso que se pretende cursar, em outras palavras: se o estudante do 1º ano do curso desejar ser remanejado para um curso X e os estudantes do primeiro semestre deste curso possuem 20 (vinte) créditos em disciplinas, para concorrer a uma vaga no Remanejamento Interno, este estudante “candidato” deverá ter pelo menos 10 (dez) créditos aproveitáveis, isto é, não necessariamente as mesmas disciplinas que um estudante do curso X tenha cumprido, mas suas próprias disciplinas devem ser aproveitadas para o novo curso.

  • Lembretes importantes:

Lembrete 1: O cálculo dos 50% de créditos aproveitáveis é válido para que o estudante concorra à vagas do 2º semestre do curso. No caso de vagas mais avançadas (sempre em semestres pares – 4º, 6º, 8º), o estudante deve ter a somatória de créditos até o semestre anterior ao qual ele pretende concorrer.

Lembrete 2: O estudante não escolhe o semestre para o qual ele irá concorrer. Ele será remanejado para o maior semestre, desde que tenha o número de créditos suficientes para o qual exista vaga.

Lembrete 3: Não podem participar do Remanejamento Interno estudantes que tenham suas matrículas canceladas por qualquer um dos motivos previstos no Capítulo 49 do Regimento Geral dos Cursos de Graduação.


Projetos de pesquisa do bacharelado

  • O que é?

No bacharelado em química (modalidade AA) é necessário cursar as disciplinas de projeto de pesquisa em química, QG770 e QG870. O pré-requisito para cursar a primeira disciplina é AA460 (ter concluído 60% do curso). Também é necessário encontrar um docente com disponibilidade para orientar o seu projeto. O docente responsável por ambas as disciplinas é sempre o coordenador associado da CG.

  • Posso usar meu projeto de IC?

É possível usar um projeto de IC para validar essas disciplinas, desde que o aluno ainda esteja fazendo a iniciação científica enquanto está matriculado. De acordo com a Deliberação 2019/06 da CG: “1. Não serão aceitos projetos de pesquisas finalizados em que o aluno, no período de oferecimento da disciplina, não esteja mais realizando atividades de pesquisa no laboratório do docente responsável. Portanto, não é permitido “validar” atividades de Iniciação Científica que não estejam em andamento no período de oferecimento da disciplina; 2. Serão aceitos projetos de pesquisas em andamento desde que, no período de oferecimento da disciplina, o aluno esteja atuando e frequentando o laboratório de pesquisa do docente responsável; 3. Serão aceitos projetos de pesquisas desenvolvidos sob supervisão de docentes do IQ e de outras unidades da UNICAMP.”

  • QG770

Na primeira disciplina o projeto deve ser definido e escrito com o orientador responsável e no final do semestre deve ser entregue um documento escrito contendo o título do projeto, um resumo, introdução, levantamento bibliográfico, objetivos, materiais e métodos, cronograma com planejamento de atividades e referências bibliográficas (mesmos padrões requeridos pelo PIBIC ou pela FAPESP).

  • QG870

Após ser aprovado em QG770, em QG870 o projeto deve ser desenvolvido na prática, sob supervisão de um orientador do corpo docente do IQ. A avaliação da disciplina é composta por um relatório final e uma apresentação oral do projeto a uma banca composta pelo coordenador da disciplina e um docente de cada departamento do IQ.

O formato do relatório é o mesmo de QG770, mas contendo os resultados obtidos durante a execução do projeto com discussão e uma conclusão. Junto com o relatório é necessário enviar uma carta de anuência do orientador, na qual o mesmo manifesta ciência do formato e conteúdo do relatório apresentado.


Estágios

  • Informações Importantes

1. O termo de estágio deve ser firmado através do SAE, conforme documentos e informações em anexo. O email estagios@sae.unicamp.br é um canal importante para que os estudantes tirem suas dúvidas sobre os procedimentos e envio de documentos.

2. Não pode haver sobreposição de horários entre as disciplinas do estudante e o estágio (Lei do estágio, n° 11788).

3. O número de horas diárias e semanais máximas para a realização dos estágios deve seguir igualmente a Lei do estágio.

4. A Deliberação CG 2017/04 trata dos "Estágios Não Obrigatórios nos Cursos de Química (curso 05 e curso 50)". Notem que há vários pontos importantes e que devem ser seguidos pelos estudantes antes da solicitação de formalização do estágio. Um destaque especial deve ser dado ao item 02 da nossa norma. Este item trata da relação entre o CP do estudante e o tempo máximo de estágio permitido!

5. Para o estágio obrigatório (QG080) há também uma deliberação CG 2020/03 que deve igualmente ser seguida.

6. O relatório de atividades e o de avaliação do supervisor têm modelos pré-definidos. Para maiores informações, por favor, consultem a página da CG https://iqm.unicamp.br/graduacao/deliberacoesedocumentos


  • Da licenciatura

  • Quando realizar (pré-requisitos)

A primeira matrícula em estágio acontece na disciplina de EL774, e tem como pré-requisitos as disciplinas EL212, EL511 e EL683, além de pré-requisito AA445, que significa que o estudante precisa ter CP de 0,45 (45% do curso completo) no ato da matrícula. A segunda matrícula em estágio acontece na disciplina de EL874, e tem como pré-requisito EL774. Ambas EL774 e EL874 são realizadas sob tutela da Faculdade de Educação. A terceira matrícula de estágio acontece em QG680, e tem como pré-requisito EL874 e AA450, que significa que o estudante precisa ter CP de 0,50 (50% do curso completo) no ato da matrícula. A última matrícula de estágio acontece em QG880, que tem como pré-requisito QG680.

  • Pré-matrícula em EL774 e EL874

As disciplinas de estágio da FE contam com uma pré-matrícula organizada em um site separado da DAC, para organização da alteração de matrícula pela coordenação de graduação da FE. O site é o LAE e, quando o período de pré-matrícula é aberto, você pode escolher até quatro turmas de sua preferência. A pré-matrícula não garante que o aluno consiga matrícula em uma de suas turmas preferidas, mas a coordenação da FE tenta colocá-lo em uma delas se assim o aluno pedir na alteração de matrícula.

  • Como escolher a turma mais adequada (EL774 e EL874)

A escolha de turmas de EL774 e EL874 faz toda a diferença. Geralmente elas são oferecidas de quinta-feira, de tarde (14h-18h) ou de noite (19h-23h), em bloco, ou seja, todas no mesmo horário. Assim, o aluno escolhe não pelo horário, mas pelo projeto de estágio. Os projetos de estágio podem ser vistos no site LAE, no período de pré-matrícula. Prestar atenção na turma em que você faz matrícula é importante, porque cada projeto de estágio tem uma particularidade: alguns professores cobram que seja feito em escolas específicas, outros que seja feito em grupo, outros ainda proíbem que seja feito em escolas particulares. É possível até mesmo fazer estágio em uma área diferente da química.

  • Posso fazer estágio da licenciatura e do bacharelado ao mesmo tempo?

Sim, desde que a carga horária somada dos dois não ultrapasse as 30h previstas na Lei de Estágio. O órgão responsável por supervisionar isso é o SAE, que pode negar ou aceitar seus estágios de acordo com o limite de horas. A carga horária semanal de estágios da licenciatura é de 4h nas EL774 e EL874, de 5h em QG680 e 7h em QG880.

  • Do bacharel tecnológico:

  • Quando realizar (pré-requisitos)

O único pré-requisito para se matricular na disciplina de estágio do bacharelado tecnológico (QG080) é possuir um CP maior ou igual à 0,75, entretanto, é recomendado que os alunos não se matriculem nesta disciplina antes do estágio já ter sido concluído ou estiver prestes a terminar no semestre em questão, pois os relatórios submetidos no sistema do SAE também devem ser encaminhados ao coordenador de estágio do IQ. Para mais detalhes, consultem a Deliberação CG 2020/03.

  • Onde encontrar um estágio (quais plataformas usar)?

Muitas das empresas utilizam de plataformas terceirizadas para gerenciar seus processos seletivos, então, convém buscar nos seguintes sites: Bettha, Cia. de Talentos e Vagas são alguns exemplos. Além disso, sempre fique atento ao seu e-mail institucional, pois muitas oportunidades são compartilhadas diretamente pelo Instituto.

  • Não obrigatório

  • Quando realizar (pré-requisitos)

Para realizar o estágio não obrigatório (no caso de pessoas matriculadas na modalidade de bacharelado - AA) deve-se estar em conformação com a Deliberação CG 2017/04, que diz que o estágio não estará ligado a uma disciplina, mas terá pré-requisitos relacionando o CP (coeficiente de progressão) e a carga horária semanal máxima permitida para os alunos do Curso 05 (Integral):

  • 0,3 ≤ CP < 0,5 ⟹ carga horária máxima permitida = 18 horas semanais;

  • 0,5 ≤ CP < 0,7 ⟹ carga horária máxima permitida = 24 horas semanais;

  • 0,7 < CP ⟹ carga horária máxima permitida = 30 horas semanais.

Para o Curso 50 não há restrição de CP para estágios não obrigatórios. O processamento do estágio será feito pelo SAE e pelo Coordenador de Estágio do IQ e também exige um relatório das atividades realizadas no final do período, a exceção é não ser vinculado à disciplina QG080, portanto não será creditado.



858 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page