top of page

Demandas dos Funcionários do HC

19 de Junho de 2020 - Campinas - SP

 

Pessoal, reproduzimos abaixo o documento que recebemos por email, escrito por funcionárias do HC, relatando e escancarando o descaso da Reitoria e da gerência do Hospital a respeito da falta de oferecimento dos devidos EPIs e de testes de COVID-19 para os funcionários do HC. Trata-se de uma situação completamente absurda e irresponsável, que coloca em risco não só os próprios funcionários, como também suas famílias e conhecidos e até mesmo os demais pacientes do hospital. A precarização das condições de trabalho na área da saúde não são de hoje, mas se agravam ainda mais no contexto atual da pandemia do novo coronavírus. A falta de investimentos por parte dos governos estadual e federal aliado aos cortes milionários na verba universitária refletem diretamente nessa precarização sistemática. O não oferecimento de condições de trabalho minimamente seguras para os profissionais da saúde é inadmissível e nos colocamos em total apoio às reivindicações destes: Em defesa da saúde do povo que cuidamos, das nossas famílias e da nossa própria saúde! Teste de COVID e EPIs para todos os funcionários do HC Unicamp! Teste de COVID e EPIs para todos os funcionários da saúde do Brasil!

“QUEREMOS TESTES DE COVID E EPIS NÃO QUEREMOS CONTAMINAR NOSSAS FAMÍLIAS E PACIENTES!"

A UNICAMP, hospital modelo da região, não testa seus funcionários nem fornece EPIs adequados. Enquanto isso, pacientes internados sem COVID são infectados durante a internação. Como eles são infectados? Por nós, profissionais da saúde. Muito de nós somos assintomáticos, como 60% da população, e assim não sabemos se estamos contaminados. Como não somos testados, mesmo quando suspeito de estarmos contaminados, acabamos transmitindo para pacientes que cuidamos já debilitadas e que ao serem contagiados morrem pela doença transmitida dentro dos hospitais. Além disso, assim como todo brasileiro, também temos família! Quando voltamos do trabalho, encontramos com nossos maridos, esposas, pais, filhos e netos, e temos medo de estarmos os contaminando também.

A situação é tão absurda, que mesmo quando somos grupos de risco, já que não fomos afastados do trabalho mesmo sendo asmáticos, idosos, hipertensos, as vezes preferimos trabalhar diretamente com o COVID, já que pelo menos teremos acesso a EPIs, porque nos demais setores não nos fornecem equipamentos adequados. É principalmente nos setores que não tratam diretamente do COVID que muito de nós e pacientes são infectados. Os pacientes só são testados depois de apresentarem claramente sintoma de COVID, e enquanto isto vão infectando todos os que estão a sua volta! Assim, vários de nós estão espalhando o vírus nos fretados, corredores, farmácia, hemodiálise... temos infectados por todo o hospital! Quando perguntamos o por quê não somos testados, a instituição nós diz que não conseguiria arcar com os afastamentos. E querem que arquemos com a morte de nossos famílias? Vão arcar com a morte dos pacientes que chegam ao hospital sem estarem contaminados e acabam morrendo por COVID? Com a nossa morte, vão arcar? No momento, o Brasil é o país com mais mortes por COVID de profissionais de enfermagem no mundo! Não testar os funcionários de saúde, não evita o afastamento dos trabalhadores, pelo contrário, aumenta a falta cada vez maior de profissionais de saúde. Também aumenta a transmissão do vírus e, assim, a necessidade de mais profissionais de saúde, testes e leitos! Sabemos que infectamos pacientes, mas temos bem claro que a culpa não é nossa! A culpa é dos responsáveis que tampam os olhos perante esta situação! Entre eles estão a CIPA, a CCIH, os supervisores e o reitor! Não têm testes? Não têm recursos? Exijam do governo! Todas as mortes por causa da pandemia são culpa do Estado, que há anos precariza a saúde pública do país, diminuí nossos salários e aumenta a nossa carga de trabalho! E que no meio da pandemia não valoriza os funcionários de saúde, pelo contrário! No meio dessa situação o governo aprovou uma medida que caso sejamos contaminados pelo vírus teremos que provar que foi no trabalho para termos algum direito trabalhista.

Como provaríamos isso? E os nossos supervisores ao invés de irem contra essa medida, a aplicam através da “tabela de sintomas”! Quem defende essas medidas é tão responsável pelo descaso conosco e com nossas famílias quanto o governo! Por todo o Brasil tem ocorrido manifestações, paralisações e greves de funcionários da saúde, reivindicando EPIs e testes! Não querem nos testar para não nos afastar do trabalho mesmo infectados? Se decidirmos parar, os responsáveis pela população ficar sem atendimento nos hospitais serão de todos aqueles que estão nos obrigando a trabalhar nestas condições absurdas! Em defesa da saúde do povo que cuidamos, das nossas famílias e da nossa própria saúde! Teste de COVID e EPIs para todos os funcionários do HC Unicamp! Teste de COVID e EPIs para todos os funcionários da saúde do Brasil!”

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page