top of page

Café com Química - Maio: “1499: O Brasil antes de Cabral”

QUARTA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2020 ÀS 19:00

Oi pessoal! Nessa quarta feira, 27/05, faremos o nosso primeiro Café com Química de 2020! Devido à suspensão das atividades presenciais na Unicamp, decidimos voltar com o evento em um formato digital e em novo horário: agora o CcQ será via Google Meets, às 19h. Em breve disponibilizaremos o link para vocês.


Para o nosso primeiro encontro, contaremos com a presença do jornalista Reinaldo José Lopes discutindo um pouco sobre o Brasil antes de Cabral.


Resumo: Esqueça a velha ideia de que, antes da chegada dos portugueses, o Brasil não passava de uma vasta extensão de mato povoada por um punhado de índios. A saga pré-histórica do país, que está sendo desenterrada por uma nova leva de estudos arqueológicos, inclui metrópoles "perdidas" em plena Amazônia, redes de comércio vibrantes, grandes monumentos e tradições artísticas espetaculares. A ascensão do Brasil pré-histórico – por que ocorreu e o que levou à sua queda?

Sobre o palestrante: Reinaldo possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006) e doutorado na mesma instituição (2012). Venceu em 2017 o Prêmio José Reis, o mais importante do país na área de divulgação científica. Foi editor de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo e hoje é repórter, colunista e blogueiro do jornal. Ainda, é autor de cinco livros de divulgação científica.


Gestão Maré 2020

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page