• Eventos - Gestão Primavera 2021

Café com Química - Maio: Como borboletas podem ajudar na avaliação de qualidade de habitats

No Café com Química do mês de maio o CAEQ convida o Prof. Dr. André Victor Lucci Freitas, Professor Titular do Departamento de Biologia Animal da Unicamp.


Neste evento, será abordado a importância de indicadores biológicos, como borboletas que podem ajudar na avaliação de qualidade de habitats.


Segue o resumo fornecido pelo palestrante: "Nas últimas décadas nosso planeta tem perdido seus habitats originais em uma taxa sem precedentes. Ademais, os remanescentes, cada vez menores e mais isolados, vem sofrendo pressões contínuas das atividades humanas em seu entorno. Desse modo, a avaliação e o monitoramento desses remanescentes é necessária para que possa ser feito um manejo adequado a longo prazo. Nesse contexto, grupos de organismos sensíveis à modificações sutis no ambiente podem servir como "atalhos" para o diagnóstico: esse é o princípio dos chamados "indicadores biológicos". Dentre os melhores grupos de indicadores biológicos, as borboletas se destacam pela facilidade de amostragem e identificação, e por estarem conectadas a diversos processos dos seus habitats. A presente conversa vai discutir algumas das iniciativas recentes nesse sentido, incluindo ações práticas."


O evento será realizado dia 26 de maio, quarta-feira, às 17h pela plataforma Google Meets. O ingresso será restrito à e-mails do domínio Unicamp, porém haverá a transmissão pela nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/caequimica . O link da reunião será enviado no dia do evento.


Gestão Primavera 2021.

25 visualizações0 comentário