top of page
  • Foto do escritorGestão Primavera - CAEQ 2021

CAEQ Informes dos Departamentos - julho/21

DQI (Departamento de Química Inorgânica)

Reunião do dia 12/07:


  • Informes:

  • Prof Sigoli inicia a reunião lamentando o falecimento do professor Oswaldo Alves, mencionando sua trajetória acadêmica. Pediu um minuto de silêncio em homenagem ao professor e, depois, para que todos o aplaudem


  • Pautas:

  • Calendário de reuniões para o segundo semestre de 2021: 12/08; 09/09; 14/10; 11/11 e 09/12 - aprovado por unanimidade.

  • Avaliação do relatório de atividades docentes da Profa. Camila Abbehausen: Professor Corbi e Professora Lolly destacaram a atuação da professora na graduação e pós-graduação, bem como da forma que a docente soube lidar diante do corte de recursos de bolsas e perda de alunos em seu grupo em detrimento da Pandemia

  • Avaliação do Departamento sobre o projeto ExxonMobil: Prof Lolly destacou em reunião sobre seu trabalho na Petrobrás e mencionou que todos os seus trabalhos envolvendo a captura de CO2 estão publicados em literatura aberta. Alegou que é um projeto de pesquisa para diminuição de emissão de CO2 e relatou quem trabalhará no projeto, envolvendo alunos da graduação e pós-graduação.

  • Homenagem perene ao Prof Oswaldo Alves: Prof Sigoli está montando com o Prof Ítalo de solicitar à congregação para que o Bloco I seja denominado de Prof Oswaldo Luis Alves. Também foi relatado que o grupo de estudo terá uma nova denominação. Prof Juliano disse que deveria solicitar a JBES fazer uma edição em homenagem ao professor

  • Curricularização da extensão: Prof Sigoli apresentou a documentação proposta pelo NDE acerca da curricularização da extensão, destacando que o documento apresenta o intuito de incluir algumas disciplinas eletivas como atividades de extensão, sem alterar a carga do curso, de modo a acomodar 10% da carga horária do curso com atividades de extensão - aprovado com voto contra do representante discente.




DFQ (Departamento de Físico-Química)

Reunião do dia 13/07:

  • Pautas:

  • Participação da Profa. Claudia Longo na Rede de Investigação FORCYT para o Fortalecimento dos Sistemas de Ciência e Tecnologia na América Latina - Hybrid Solar Cell promovida pela Organização de Estados Iberoamericanos, a fim de desenvolver o projeto intitulado “Electrodos nanoestructurados y pasivados para celdas solares orgánicas y de colorante de mayor eficiência”. Aprovado.

  • Participação do Prof. Miguel Angel San Miguel Barrera na Rede de Investigação FORCYT para o Fortalecimento dos Sistemas de Ciência e Tecnologia na América Latina – Materiais Moleculares de Nova Geração promovida pela Organização de Estados Iberoamericanos, a fim de desenvolver o projeto intitulado “Desenho de materiais moleculares para um futuro sustentável”. Aprovado.

  • Calendário de reuniões para o segundo semestre 2021: 09/08; 13/09; 18/10; 08/11; 06/12 – todas acontecendo às segundas-feiras das 10h00 às 12h00 Aprovado.

  • Solicitação para os Profs. Edvaldo e Watson atuarem no projeto “Formulação de gel para controle de bioincrustação diverless”, a ser celebrado com o Cenpes-Petrobras. Aprovado.

  • Curricularização da Extensão na Graduação. Exposição do assunto pelo Prof. Ítalo Mazali, Coordenador de Graduação. Os principais pontos da discussão foram focados na eliminação de MA311 do catálogo, que foi visto de forma bastante negativa pelo departamento, uma vez que muitos tópicos importantes para ensino de quântica não poderiam ser introduzidos nas disciplinas de quântica dado o extenso programa atual das disciplinas. Foram debatidas diversas propostas, como a criação de uma nova disciplina do IMECC voltada para química que contemple os tópicos importantes de MA211 e MA311 para o nosso curso. Como o IMECC provavelmente não aceitaria, foi proposto a criação de um GT no departamento para discutir as ementas e programas das disciplinas de cálculo. O GT contém docentes e os representantes da graduação e pós-graduação.


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page