30 de Junho de 2020 - Campinas - SP
Atribuição didática 2s/2020: https://bit.ly/atrib-dit
CONGREGAÇÃO:
Foi divulgado à comunidade discente e docente um formulário de avaliação elaborado pela reitoria a respeito da implementação das atividades remotas.
Todas as promoções e contratações serão adiadas até 31/12/2021 devido a situação orçamentária deficitária da universidade.
A verba da Unicamp está comprometida em 142.73%, sendo necessário o uso de 38 milhões da reserva técnica da universidade.
Prorrogação das inscrições para o Processo de Promoção por Mérito do IQ, dos níveis MS-3.1 para MS-3.2, MS-5.1 para MS-5.2 e de MS-5.2 para MS-5.3, até o dia 17/07/2020.
Foi aprovada a proposta de catálogo 2021 dos cursos de pós-graduação do IQ.
Foi aprovada a proposta de alteração para o catálogo de graduação 2021.
Foram indicados os nomes para composição da Comissão de Especialistas do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” 2020, da Comissão de Especialistas que avaliará as indicações ao Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação 2020 e da Comissão de Especialistas que avaliará as indicações ao Prêmio PROEC de Extensão Universitária 2020.
Foi deliberado e aprovado, com dois votos contra e duas abstenções, o Plano Específico de Retomada Gradual às Atividades Presenciais na Universidade (IQ). Durante esta pauta, os representantes discentes da graduação se colocaram contra o projeto no que tange o Ensino, de acordo com a deliberação aprovada em Assembleia Geral dos Estudantes do Instituto de Química. Foi feita a leitura, pelos representantes discentes, de um texto com o posicionamento do CAEQ contra o Ensino Remoto e suas implicações, este será divulgado em breve.
CID (Conselho Interdepartamental):
Devido a redução de gastos da Universidade, o Instituto receberá uma menor quantidade de dinheiro neste ano. Assim, será diminuído o valor destinado ao fundo emergencial do IQ.
A Central Analítica teve uma boa contribuição com os valores arrecadados pelo IQ. Porém, com a situação atual de gastos da Central, terá que ser analisado, em algum momento, sobre uma possível reestruturação interna, tendo que demitir alguns funcionários, pelo elevado gasto com pessoal. Já ocorreu corte de salários de 25% dos funcionários e tem-se -32% de reserva técnica.
Está sendo planejado, em conjunto com a Diretoria de Segurança, uma possível volta de funcionários e alunos ao Instituto, que talvez seja iniciada em Agosto. No mês de Julho serão feitas avaliações da estrutura do IQ, para que sejam implementadas medidas de segurança sanitária, como a instalação de tubulações de álcool em gel, já testadas pelo pessoal do Instituto. Se não houver quaisquer GR’s da Reitoria que prolonguem as atividades à distância, a ideia é que até o final do ano possa haver retorno de funcionários e alunos no Instituto, seguindo regras de revezamento em laboratório, visando essa retomada para atividades laboratoriais. As aulas em modelo EaD continuarão sendo seguidas, até o momento, sem perspectiva de retorno de aulas teóricas presenciais.
Foram aprovadas as cotas étnico-raciais no Cotuca e no Cotil. Além disso, agora ambos os colégios tem cadeiras no CONSU.
A cobrança para o lato sensu foi aprovada. Agora, será discutida as formas como serão aplicadas tais cobranças. Além disso, os discentes estão requisitando para que os docentes que darão as disciplinas não recebam o valor cobrado, sendo integralmente destinado para a manutenção do IQ.
CPG: foram reportados alunos em laboratórios de pesquisa, o que é expressamente proibido no atual momento. O exame de pós-graduação ser cancelado, existindo um plano de ingresso baseado não em uma prova mas no currículo do estudante, seu projeto e cartas de recomendação.
Extensão: até dezembro, a reserva técnica estará zerada e contingenciamentos estão sendo planejados.
CG (Comissão de Graduação):
A solicitação de teste de proficiência de QA313 foi negada visto a complicação de se realizar esse tipo de exame de forma virtual.
Foram definidos os horários para as disciplinas oferecidas no 2º Semestre de 2020.
Serão feitas adaptações de horários das disciplinas, para comportar todas as demandas.
DQA está com menos professores disponíveis e, provavelmente, a próxima contratação de docente será para o departamento.
As disciplinas de serviço serão distribuídas internamente, nos departamentos, conforme a carga que cada qual pegou.
Foi feita a indicação para a banca compositora do prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação. Os indicados ao prêmio são: Prof. Carlos Roque (DQO), Prof. Pedro Corbi (DQI), Prof. Maria Isabel Felisberti (DFQ), Prof. Adriana VItorino Rossi (DQA) e o Prof. Pedro Corbi (Discentes).
GT-IQ (Grupo de Trabalho a respeito das questões do Ensino Remoto):
Plano de Ensino Virtual de Disciplinas Práticas: trabalhando-se com a chance de retorno para o segundo semestre, será adotada uma carga de laboratório em 50% presencial e 50% virtual. Será feito um levantamento de reagentes, para saber se há a possibilidade de prosseguir com essa carga laboratorial, priorizando-se fazer os experimentos considerados essenciais ao desenvolvimento do curso. Assim, os experimentos que não forem realizados, poderão ser gravados pelo departamento, e colocados em plataforma online para acesso de todos os alunos. Também, é estudada a viabilidade de realizar QG664 e QG109 100% presenciais.
DQI (Departamento de Química Inorgânica):
As disciplinas experimentais QI542 e QI543 serão encerradas virtualmente e não serão recuperadas como eletivas nas férias de inverno de 2021, uma vez que todos os objetivos da disciplina foram considerados como atendidos de forma virtual.
A disciplina QI446 passa a estar contida em QG664.
Em 2021 será possível que alunos de graduação façam disciplinas da pós-graduação como eletiva (foi criado um código de disciplina eletiva teórica de 4 créditos para isso) e será dada equivalência caso estes alunos ingressem futuramente na pós.
Profa. Regina Buffon entrará no período de licença de 3 meses a partir de 15/09.
DQO (Departamento de Química Orgânica):
As disciplinas QO327, QO620 e QO623 serão recuperadas no formato de eletiva de férias em julho de 2021, com matrícula restrita aos estudantes que estão cursando essas disciplinas atualmente.
Fábio Gozzo eleito chefe do DQO pelos próximos dois anos.
Luiz Carlos Dias estará de licença prêmio no próximo semestre.
Anita Marsaioli estará de licença prêmio por 1 ano, até setembro/2021.
DQA (Departamento de Química Analítica):
Todas as disciplinas do 1s/2020 serão finalizadas virtualmente. Ficou acordado que as disciplinas QA282, QA213 e QA313 terão uma eletiva associada (QA9xx) nas férias de inverno de 2021 e QA584 também, para recuperação de técnicas.
PROFQUI: Mestrado profissional do ensino de química. Mestrado voltado à produção de produtos educacionais no ensino de química, voltado a profissionais que já trabalhem na rede pública e privada de química. Seria um Programa de Pós-Graduação (PPG) próprio, ou seja, teria que ter secretaria própria, coordenador próprio, disciplinas próprias etc . Tem-se discutido inclusive o doutorado profissional. Benefícios: IQ teria um mestrado profissional, valorizado pela CAPES e pela SBQ. Há professores interessados em participar do programa, mas há necessidade de uma infraestrutura prévia para sua implementação.
DFQ (Departamento de Físico-Química):
Marcelo Ganzarolli foi reeleito como chefe de departamento.
コメント