• Comunicação - Gestão Primavera 2021

CAEQ Informa dos departamentos: Novembro de 2020

Oi gente, o CI dos departamentos do mês de novembro vêm trazendo novidades esperadas, a atribuição didática do 1s2021 e também informes sobre as disciplinas de férias do IQ, esta consta nos informes da CG no documento.


CAEQ INFORMA DOS DEPARTAMENTOS

Novembro de 2020


CG (Comissão de Graduação):


Reunião do dia 06/11:


  • Informes:

  • Colação de grau 2s2020 acontecerá 27/03/2021 às 18h30, presencialmente

  • Disciplina QI542/3 foi alterada para incluir lantanídeos e actinídeos


  • Pautas:

  • Relatório de atividades do Prof. Miguel San Miguel: aprovado

  • Distribuição de carga didática: turma extra de QA282 será transferida para o segundo semestre; Serão oferecidos dois turnos de QG464; Professor Wdeson vai assumir a disciplina QG760; Último oferecimento de QG091/092 como obrigatória acontecerá no segundo semestre, o formulário com consulta para demanda dessa disciplina foi enviada para alunos do curso 50 até o fim de semana.

  • Distribuição de disciplinas de verão: QG985 (complementa Química Geral), QG986 (complementa QG564/QG565), QA930 (substitui QA212), QA931 (substitui QA584); Sugestão de oferecimento de eletiva “Simetria e suas consequências na química” por Emílio e PC.

Reunião do dia 18/11:

  • Informes:

  • Representantes docentes do DFQ na CG: 1º Suplente: Maria Isabel Felisberti, 2º Suplente: Leandro Martinez

  • Informe acerca da denúncia do documento interentidades: CG não pode se pronunciar endossando o afastamento dos docentes envolvidos por entender que seria uma punição sem julgamento prévio. Assunto deve ser tratado com a diretoria. Professor Caio Oliveira do DQO afirma que há inversão de valores e entidades estudantis não estão cientes de seus direitos e deveres ao pedir punição e afastamento de um docente, o que seria uma “perda de vergonha da parte dos alunos”, o que foi prontamente debatido pela representante discente presente, apontando que ele seria uma vergonha e isso seria uma tentativa de calar os estudantes.

  • QG091/092: três estudantes precisam da disciplina para se formar, e terão sua demanda atendida

  • Solicitação do DFQ: congelamento de catálogos

  • Solicitação do DQA: uniformização de avaliações on-line/como lidar com alunos que trabalham e pegaram disciplinas diurnas

  • Solicitação discente: esclarecimentos acerca do uso de câmeras na prova de QF530 - foi argumentado que o PDE vigente foi aprovado pela Comissão de Graduação, inclusive a representação discente. Foi argumentado também sobre a RSC ser contra o conluio de alunos e recomendar que haja ações contra o mesmo.


  • Pautas:

  • Relatório Docente do Prof. Pedro Corbi: aprovado

  • Andamento da quebra de pré-requisitos de QG680: será liberada a quebra de pré-requisitos para o 1s2021; entretanto, só será permitido se matricular quem já tiver cursado a EL774. Nova quebra de pré-requisito será solicitada para QG880 no 2s2021, só poderão usufruir dessa quebra de pré-requisito os alunos que cursaram QG680 no 1s2021. Recomendado o adiantamento de matérias nesse caso. Também será oferecida em 1s2022 a disciplina QG880.

  • Solicitação de docentes para atuarem nas disciplinas de licenciatura: proposta para que cada departamento indique, ao menos, 1 docente para atuar em disciplinas de licenciatura. Em sistema de revezamento, cada docente atuaria em 1 semestre assumindo uma disciplina da licenciatura, enquanto a contratação do novo docente da área de ensino não for concretizada (a partir de 2022). O docente poderá indicar a disciplina de 1S e de 2S que estaria apto a ministrar ou entrar em acordo com o Prof. Gildo no momento da distribuição de carga.

  • Disciplinas de férias: QF531 foram negadas devido à sobrecarga de docentes no resgates de disciplinas experimentais. QF835 será oferecida 3 vezes no ano de 2021; EQ481 e EQ582: possibilidade de oferecimento de abertura de uma segunda turma de EQ482 (que substitui EQ481), será encaminhado sem endosso para que a FEQ análise independentemente. Foi criticado o encaminhamento do pedido de “possuir tempo livre para os estágios em suas grades horárias durante o semestre”.

  • Solicitação de PEDs para disciplinas experimentais: apenas o DQA solicitou PEDs para disciplinas experimentais até agora.

  • Avaliação e discussão de curso (25/11): Duas sessões de discussão: 12h30 - 14h curso 5 // 18h - 19h curso 50

  • Definição do rodízio de disciplinas experimentais 1s2021: definição de QG122 enquanto disciplina experimental remota, para que seja possível manter a figura do professor virtual e a do professor presencial. Próxima reunião da CG será discutido os coordenadores das QGs.

  • Planejamento e demanda de disciplinas experimentais de resgate (férias de verão): a maioria dos alunos que respondeu aos formulários gostaria de fazer as disciplinas, mas com restrição de horários. Proposta de planejamento 1 aprovada.



CID (Comissão Interdepartamental):


  • Informes:

  • Projeto de lei 627: esse projeto, que será votado na ALESP, diz respeito à redução de repasse de recursos para a FAPESP, o que significaria uma redução de recursos na ordem de 450 milhões de reais anuais. Na última reunião da Congregação, foi sugerido pelo Prof. Lauro que a Congregação elabore uma moção de repúdio ao projeto. Seria importante que, além disso, as pessoas enviem e-mails aos deputados, quanto mais manifestações, melhor.

  • Cortes na Universidade: deu informações sobre os cortes dentro da Universidade. No IQ, foi feito um pedido, em 2019, de recursos para a finalização do grupo gerador. Foi investido nesse projeto 650 mil reais de RTI, e há mais um pedido de 360 mil reais para esse investimento, que sairia da verba orçamentária, porém, a DEPI enviou um documento em 21 de outubro, informando que esses recursos não estão mais disponíveis e, devido a isso, a obra não será mais autorizada, portanto, toda a finalização da infraestrutura de paralelismo da rede elétrica do IQ está pendente em função desses cortes, o que é muito preocupante.


  • Pautas:

  • Retorno das Atividades Presenciais: IQ já entrou na fase P2, ou seja, mais 20% dos servidores retornaram às atividades presenciais. Na fase P3, que se inicia em 16/11, retornarão 25% dos alunos de Pós-Graduação; Foi solicitado aos docentes, que receberam os resultados das testagens dos alunos, que os encaminhem para o IQ-COVID e que fiquem atentos ao que está ocorrendo com os alunos nos laboratórios, após o retorno, pois tem se observado que algumas pessoas insistem em ficar nos laboratórios sem máscara, para que não haja risco de suspensão de todas as atividades do IQ por contágio. Foi enfatizado que dentro do Instituto, da Universidade, nas salas, laboratórios, corredores, em trânsito, é obrigatório o uso de máscaras; Aos que ainda não retornaram, mas precisam passar pelo Instituto por algum motivo, que enviem antes um e-mail para o IQ-COVID, informando, com pelo menos 24h de antecedência; Alguns funcionários de limpeza não estão usando máscara, e isto já foi passado para os setores responsáveis porém ainda continua ocorrendo.

  • Solicitação da Profa. Alessandra Sussulini de ocupação do espaço físico do laboratório B-238-244: foi comentado a importância desse assunto, mas lembrou que nada de efetivo poderá ser feito com relação à mudança de laboratório nesse momento, devido ao afastamento das atividades presenciais pelos setores envolvidos na prática da mudança. Declarou que muito em breve ocorrerão aposentadorias de docentes e acredita que esse tipo de solicitação terá que ser discutido algumas vezes no CID a partir dessas aposentadorias, portanto, que todos sejam discutidos com bastante transparência, nesse caso em especial, não se deve prejudicar a situação da Profa. Alessandra mas não também fazer alocações de espaços que talvez venham gerar situações em que espaços maiores para docentes em diferentes estágios de carreira. Enfatizou que a sua preocupação é com a assimetria, não nesse caso somente, mas em todos; foi levantado por um docente que algumas questões das discussões anteriores sobre as solicitações de mudanças de espaço da Profa. Alessandra e declarou que se surpreendeu com as justificativas apresentadas pela docente nessa nova solicitação. Acredita que há meios de se resolver essas questões que ela cita em seu pedido para adequação do espaço que ocupa; Foi então explicada a questão da urgência dessas solicitações devido ao Edital da PRP. Relatou que algumas discussões feitas entre a Comissão de Pesquisa e a Profa. Alessandra ocorridas na época da concessão do espaço A8 para a docente. Deu outras informações sobre os espaços dos Profs. Pablo, Raphael e do laboratório dos Profs. Ronei e Lauro e também sobre os equipamentos do Prof. Ronei; A Profa. Daniela solicitou que seja definido como esses casos serão avaliados e qual será de fato a participação da Comissão de Pesquisa nessas discussões de espaço. Lembrou que havia sido criado um GT e que deve ser decidido também se o mesmo será mantido, enfim, como todas essas discussões sobre espaço físico serão discutidas daqui para frente; sugeriu-se assim que seja criado um GT, sob a Coordenação da Profa. Daniela, com a participação dos quatro Chefes de Departamento como membros, apenas para discussão dos casos mais urgentes, em especial dos Profs. René e Alessandra. Depois disso o CID decidirá como serão analisadas as futuras solicitações. A proposta foi aprovada pelo CID.



Congregação:


  • Informes:

  • Onze docentes do IQ apareceram em uma lista dos pesquisadores mais influentes do mundo.

  • Há confirmação de um caso de Covid-19 no IQ. Foi solicitada divulgação do caso para que as pessoas fiquem cientes e tomem cuidado.


  • Pautas:

  • Ingresso da Dra. Mônica Huguenin de Araujo Faria no Programa de Pesquisador Colaborador junto ao DFQ-IQ por dois anos, a partir de 28/10/2020: Foi pontuado que faltam alguns documentos relacionados à metodologia. A pauta foi retirada e serão requisitados novos documentos.

  • Aprovado termo de convênio de cooperação tecnológica entre FAPESP, SANASA e a UNICAMP, de interesse do professor Lauro T. Kubota.



CSEA IQ (Comissão de Segurança e Ética Ambiental):


  • Informes:

  • Novo coordenador do CSEA é o docente Raphael Nagao


  • Pautas:

  • Avaliação de QG362: 1S/2021 será tipificado como presencial, pois se for colocado como remoto, terá que ser mantido remoto até o final do semestre; Grande parte dos alunos gostaram das palestras ou vídeos oferecidos esse semestre; A avaliação foi realizada como suficiente ou insuficiente esse semestre e para o próximo semestre a ideia é utilizar questionário impresso ou forms a ser entregue impresso ao final da aula; Há a possibilidade de reposição da aula de extintor de incêndio, pois há muita perda online, para quem quiser apenas.

  • Proposta para a vistoria dos labs de ensino: Foram criadas uma série de critérios para inspecionar os laboratórios, desde comer perto de produtos químicos, áreas de trabalho mal utilizadas, obstrução em saídas de emergência, etc. que devem ser fiscalizadas pelos docentes no retorno dos estudantes aos labs; Possibilidade de realizar o treinamento para as novas regras devido a pandemia de Covid-19 juntamente com essas alterações, porém a CSEA não tá dentro do Comitê de Crise, dificultando essa interação.



DQA (Departamento de Química Analítica):


  • Informes:

  • Alguns docentes já retornaram por estarmos na Fase 2 e na próxima semana entramos na Fase 3, então uns alunos vão voltar aí e vão fazer os testes no CECOM.

  • Discutido que os docentes devem controlar que só tenha 2 alunos no lab por docente. O CID criou um GT do espaço físico.

  • Câmara interna de desenvolvimento de docentes: Teve uma reunião que o pró-reitor passou que tem um site de previsão de aposentadoria online. Problemas com a previsão dos docentes se aposentarem.

  • CPG: Não tinha representante do DQA.

  • NDE: junto com a comissão de graduação. Estruturar as disciplinas de 2021. Parece que a CG tá inclinada a que não haja disciplina experimental remota. Proposta de que todas as experimentais ocorram presencialmente mas com distanciamento de pelo menos 1,5m. Teve a conta da ocupação do laboratório e daria pra ocupar 50% do lab. Quanto as disciplinas teóricas, o mesmo molde se mantém.

  • QA282: Farmácia. No começo do semestre foi falado pros alunos que a prova ia ser na quarta e notaram que tinha muita gente do noturno e daí a prova foi na parte do dia e muita gente não pode realizar essa prova.


  • Pautas:

  • Indicação do DQA para a representação docente na CG: Profa. Dra. Cassiana Carolina Montagner – Titular, Prof. Dr. Gildo Girotto Junior - 1° Suplente Profa. Dra. Alessandra Sussulini - 2° Suplente.

  • Conveniado entre Petróleo Brasileiro S/A - Petrobras e a Universidade Estadual de Campinas –Unicamp com a interveniência da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - Funcamp, para desenvolvimento do projeto intitulado "Desenvolvimento de métodos para análise de insumos químicos da indústria do petróleo utilizando espectroscopia Raman intensificada por superfície e conceitos de aprendizagem de máquina", de interesse do Prof. Dr. Leandro Wang Hantao.

  • Renovação da participação do Dr. João Paulo Vita Damascenono Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado, no DQA/IQ, sob supervisão do Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota, no período de01/09/2020a 28/02/2021.

  • Renovação da participação da Dra. Renata Stábile Amaisno Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado, no DQA/IQ, sob supervisão do Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda, no período de 01/01/2021 a 30/04/2021.

  • Designação dos docentes e indicação das disciplinas que serão oferecidas pelo DQA para a Graduação no 1s2021: QA584 tem que definir quantas vagas vai abrir, levando em consideração que tem que manter o distanciamento (não dá pra ter 83) e tem que ter quatro docentes, mas não deu pra fechar com base nas preferências. Na química geral não há docentes interessados em ministrar a disciplina. E tem as disciplinas da licenciatura, que deverão ser divididas com o professor Gildo; QA682 Noturno vai ser oferecida pela última vez porque falta um ou dois alunos pra fazer; QA8XX e QA9XX são as disciplinas eletivas obrigatórias; QA584: sugeriu-se em fazer experimentos de 2 horas dividindo em dois grupos de alunos; Disciplinas de férias: os docentes já estão esperando que a demanda real vai ser muito menor que a demanda teórica, então eles só vão sondar quais docentes estão disponíveis para cada uma pra depois fazer a alocação

  • Indicação dos representantes do DQA junto à Comissão de Pós-Graduação: Ana Valéria pra reeleição (titular), Alessandra e Dosil (1º e 2º suplente).



DQI (Departamento de Química Inorgânica):


  • Informes:

  • Parabenizou a todos pela classificação de 5 estrelas do curso de graduação no guia do estudante;

  • PL que propõe a desvinculação das receitas orçamentárias que inclui a FAPESP. Caso aprovada, a FAPESP perderá 240 milhões. Pediu para que enviassem e-mails pressionando/contrários à aprovação da PL/retirada FAPESP da PL. Uma moção foi aprovada na congregação;

  • Docentes que quiserem acessar o instituto devem mandar email solicitando, o rastreamento está sendo muito bem feito. Citou exemplo que de uma funcionária do IQ ao teve contato com uma pessoa com COVID-19 na sessão de fisioterapia e foi convocada para fazer teste. Lembrando que o uso de máscara é obrigatório;

  • O Instituto estava montando um gerador de energia paralelo para evitar problemas com energia, porém houveram cortes que comprometeram o seguimento, estão estudando como será lidado;

  • A partir de 16/11 alunos de graduação/Iniciação Científica poderão retornar ao IQ. Todos aqueles que tiverem exame de COVID negativos realizados pelo CECOM podem alternar em sistema de rodízio respeitando o limite de 2 alunos por laboratório independentemente do tamanho do laboratório.

  • Levantamento de quais professores estão indo diariamente para o instituto.


  • Pautas:

  • Distribuição de carga didática: A distribuição didática foi apresentada, tendo o único empecilho que a disciplina teórica de QG111 está em aberto pois de acordo com a classificação o Professor Oswaldo teria que assumí-la, mas o mesmo está com problemas de saúde então o Professor Juliano e a Professora Daniela assumiram; A representação discente pontuou que em julho deste ano, veio à tona um documento escrito pelas entidades estudantis do Instituto de Química sobre casos de racismo por parte de docentes do IQ, o documento foi encaminhado para a DIRIQ com os nomes dos responsáveis, e publicado para a comunidade sem identificação específica, passamos por encaminhamentos internos, os docentes foram notificados pela DIRIQ e tivemos reuniões com a CADER e a DRDH. Dessas reuniões, ficou acordado que criaríamos um GT interno para lidar com as questões de opressão estrutural dentro do IQ. Entretanto, foi levantado um ponto muito importante para nós, discentes: o afastamento dos docentes envolvidos de disciplinas de graduação, com o intuito de não afetar direta ou indiretamente na graduação de alunos cotistas. Fomos informados de que tal solicitação seria impossível; ainda assim, levantamos uma possibilidade: o afastamento de disciplinas de ingressantes, que foram o palco dos atos de racismo dos dois docentes citados no documento. Com essa contextualização, o documento citado foi encaminhado para os Chefes de Departamentos, pra DIRIQ e pra CG e foi reencaminhado após a reunião passada do DQI, não recebemos respostas e de acordo com a atribuição didática apresentada o pedido também não foi atendido. A resposta do Chefe de Departamento foi que o documento foi recebido e lido mas que o Departamento não tem competência para interferir pois segundo a Diretoria o assunto já havia sido tratado. Foi solicitado uma reunião com o Chefe de DQI, a CQ, a DIRIQ e o CAEQ para o esclarecimento das questões. O Coordenador de Graduação pontuou que na reunião da CG essa questão seria novamente levantada.



DQO (Departamento de Química Orgânica):


  • Informes:

  • PRP abriu edital para solicitação de verba para infraestrutura laboratorial.

  • PL627 propõe desvinculação de receita do orçamento da FAPESP


  • Pautas:

  • Acreditação da RSC: Exigências – Processo Formal de Checagem e Revisão de Provas: Royal Society demanda revisão de pelo menos uma das provas das disciplinas no 1s2021, excluindo o exame, e então de todas as provas, incluindo exame, a partir do semestre seguinte; Válido somente para os cursos 05 e 50 e para disciplinas de código QO, para as disciplinas QG a responsabilidade é da CG, exceto as que são compartilhadas entre 2 departamentos (ex.: QG564 - DQO e DQI); Em reunião do ano passado foi decidido que pessoas mais envolvidas com uma disciplina ou um conjunto de disciplinas formariam um grupo responsável por formar um banco de questões com gabarito para a formulação de provas. O docente pode escolher um dos integrantes do grupo para revisar a sua prova.

  • GT-Graduação sobre distribuição da carga didática para 1s2021: de acordo com a programação da universidade em 15 de março poderemos ter 100% dos alunos nas salas de aula, então disciplinas teóricas serão consideradas presenciais, enquanto as experimentais serão oferecidas com rodízio e 50/50 de aulas presenciais/remotas, mas caso a situação de pandemia não permita, tudo será dado à distância. O número de vagas oferecido pode ser alterado no período de matrícula ou alteração de matrícula, dependendo da demanda e da evolução da pandemia.

  • Foi realizado convite para evento da ACS com a SBQ, no qual serão realizadas duas palestras sobre Síntese Orgânica e Catálise todas as terças-feiras, totalizando 12 palestras em 6 semanas, de 10/11 até 15/12 às 16h.



DFQ (Departamento de Físico-Química):

  • A reunião ocorreu apenas para a atribuição didática do 1s2021.


A atribuição didática 1s2021 pode ser encontrada no arquivo: https://bit.ly/3qlcdko


Estamos a disposição para dúvidas!

Para mais informações sobre representação discente, acesse nossa pagina no site

https://www.caequimica.com/representação-discente


Gestão Primavera 2021

24 visualizações0 comentário

© 2021 por Gestão Primavera - CAEQ Unicamp.

  • Facebook - CAEQ Unicamp
  • Instagram - CAEQ Unicamp
  • Twitter - CAEQ Unicamp