top of page

50 Anos do CAEQ - CAEQ nos anos 2000+


Na imagem, com um fundo de tijolos azuis, com o título "50 Anos do CAEQ" e uma imagem vetorial semelhante a um 'post-it' ou bloco de notas com os dizeres "O CAEQ nos anos 2000" seguido de balões comemorativos.
50 Anos do CAEQ - O CAEQ nos Anos 2000

Olá, pessoal!

Continuando nossos posts sobre gestões passadas do CAEQ, as gestões em foco na publicação de hoje são as gestões dos anos 2000! . Entramos em contato com alguns membros antigos que compuseram o CAEQ nesta época e coletamos alguns fatos sobre as gestões passadas, esperamos que gostem!


  • Divisão da sede com o CACE


O CAEQ já dividiu sua sede com o, hoje extinto, CACE (Centro Acadêmico das Ciências Exatas). O CACE foi responsável por extensa mobilização de alunos na Unicamp durante a ditadura, havendo relatos de vários estudantes que compunham o Centro Acadêmico sendo detidos por más condutas, estando em protestos proibidos ou reuniões secretas vinculadas à, naquela época combativa e mobilizadora, UNE, terminantemente proibidas nos anos de chumbo.

Não sabemos o exato período no qual dividimos a sede com o CACE, mas sabemos que sua extinção se deu em torno do ano de 2007, onde os centros acadêmicos individuais de cada curso ganharam mais força.


  • 1ª SQ em 2001


Em 2001, a diretoria incentivou que, como diversos outros institutos da Unicamp, fosse organizada uma semana acadêmica em nosso instituto e confiou a missão de organizar este evento ao CAEQ e à All Química, que na época aceitaram o desafio e fizeram acontecer a primeira edição deste evento. A Semana de Química teve suas próximas duas edições com o CAEQ e All Química trabalhando juntos e, à partir de sua quarta edição, passou a ser integralmente responsabilidade das gestões da All Química. No ano de 2018, se tornou uma entidade independente que compõe nossa comunidade já com seus 19 anos de história, da qual descobrimos que também fazemos parte. https://www.facebook.com/Semanadequimica/


  • Criação do Café com Química em 2008


A gestão de 2008 junto com o professor Sabadini e o diretor na época, o professor Pilli, criaram o projeto do Café com Química que rola até os dias de hoje, 12 anos depois! O projeto consiste em palestras mensais organizadas pelo CAEQ junto com um coffee bem gostoso pra acompanhar a conversa com o palestrante.

Inclusive hoje tem CcQ! Segue o evento: https://bit.ly/3llOz4v


  • Compra do sofá vermelho em 2010


A gestão de 2009 passou por diversos problemas financeiros e bancários, chegando até a retificar o estatuto do CAEQ para voltarem a ter acesso às contas bancárias. Entretanto conseguiram resolver tais problemas e na gestão seguinte, em 2010, a nova gestão utilizou o dinheiro arrecadado para comprar o famoso (e gigantesco) sofá vermelho que acalentou muitos alunos em nossa sede até sua reforma em 2017, dando espaço ao novo e conhecido sofá cinza que temos até hoje.


  • Participação na Greve contra a PM no campus em 2013


Em 2013 - devido à incidentes ocorridos dentro do campus - foi sancionada a autorização da volta da circulação da Polícia Militar dentro dos campi da Unicamp como reforço da segurança. A circulação da PM dentro dos campi era veladamente restrita desde o fim da ditadura devido à repressão policial histórica contra os estudantes na época, dando espaço para a guarda patrimonial da Unicamp que temos até hoje.

Para combater tal medida e mostrar a insatisfação dos estudantes, temos relatos de que o CAEQ participou da greve e da ocupação da reitoria do dia 03/10/2013, que culminou na revogação da anterior autorização pelo reitor alguns dias depois.


  • Boletim do CAEQ de 2014!


Encontramos também esse exemplar do “Boletim do CAEQ” do ano de 2014, um antigo formato do que hoje se aproxima ao nosso CAEQ informa. Aproveite para ler e prestigiar o tempo onde a caneca de sorvete nas sorvetadas e a camiseta do kit bixo ainda podiam ser vendidas por 5 reais! (E a recepção dos bixes ainda era responsabilidade do CAEQ). https://bit.ly/2YvcJQk


Continuaremos nos próximos dias!

Acesse nossa página especial para os 50 Anos do CAEQ.


Gestão Maré 2020

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page