• Gestão Maré - CAEQ 2020

50 anos do CAEQ - CAEQ em 2019 e 2018: Formigueiro e Resiliência


50 Anos do CAEQ - O CAEQ em 2019 e 2018: Gestões Formigueiro e Resiliência

Nesta quarta, dia 19 de agosto, o CAEQ completa 50 anos de existência!


Em comemoração a esta data tão especial, estaremos nos próximos dias compartilhando com vocês um pouco da história do nosso centro acadêmico, os feitos das gestões anteriores e algumas curiosidades sobre o passado dessa entidade histórica e que tem sido tão importante para os alunos do Instituto de Química nos últimos 50 anos.

Começaremos de um passado não tão distante, iniciando com as gestões de 2019 e 2018:


  • 2019 - Gestão Formigueiro

“Apesar de pequena, a formiga é, individualmente, muito forte. Ela é capaz de carregar pesos enormes em suas costas. Porém, sua maior força está no fato de ser um ser coletivo. As formigas não trabalham sozinhas, não se abandonam.”
  • Foi nesta gestão que se consolidou pela primeira vez o projeto do Grupo de Apoio à Permanência (GAP) que visava auxiliar e acolher todos os ingressantes que tivessem grandes dificuldades com as matérias iniciais do IQ.


  • Motivadas pelos cortes nas bolsas do ensino superior, diversas manifestações ocorreram no primeiro semestre de 2019, onde, na maior assembleia desde a greve de 2016, com quase 100 alunos presentes, foi decretada paralisação no IQ, em que o CAEQ mobilizou mais de 90 estudantes de uma única vez para os atos.


  • Quando uma queda de energia impossibilitou que o Restaurante Universitário fornecesse almoço e janta aos membros da comunidade, o CAEQ, com ajuda dos discentes, transformou o espaço físico em uma cozinha improvisada, cozinhou e distribuiu aproximadamente 100 refeições, não apenas para alunos do IQ, como também para qualquer discente, docente e funcionário da UNICAMP que dependiam das refeições fornecida pelo RU .


  • Além disso, o CAEQ também realizou eventos de integração, como o Sarau das Naturais, juntamente com as entidades da LCN, e o Sabadaço, evento proposto por um bixo para aproximar a comunidade discente e o Centro Acadêmico, comemorando o final do semestre.


  • Em comemoração à Semana da Luta da Pessoa com Deficiência, o CAEQ se mobilizou a fazer uma série de posts em suas redes, nos quais diversos aspectos da luta PcD foram discutidos.


  • 2018 - Gestão Resiliência

“Resiliência: palavra que sintetiza as capacidades de resistência e adaptação às adversidades e obstáculos enfrentados. A gestão Resiliência busca se apoiar no coletivo para se manter firme em suas lutas e objetivos, fazendo jus ao seu nome”
  • Com o intuito de informar a comunidade dos eventos e deliberações internos, foi criado o CAEQ Informa, existente até hoje. Surge também o CAEQ Informa dos Departamentos, uma forma de aproximar a comunidade das decisões e discussões dos órgãos deliberativos do IQ.


  • Durante o ataque da Reitoria com o aumento do preço do bandejão, o CAEQ participou ativamente de diversas atividades como pula-catracas que foram organizadas em repúdio ao aumento.


  • O CAEQ participou também das discussões do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), em que foi articulado a diminuição da distribuição de copos plásticos pelos campi. Como resultado, atualmente não há distribuição de copos plásticos durante dois dias da semana no RU.


  • Como uma forma de integrar a comunidade e ocupar o espaço da universidade, foi feito o primeiro Sarau das Naturais, um evento cultural para mostrar os talentos de cada um.


  • Em virtude de pichações de cunho nazista que foram realizadas no IEL, o CAEQ (em conjunto com outros CA’s) se mobilizou a espalhar diversos cartazes, confeccionados pelos discentes, com o objetivo de conscientizar a comunidade, além de incentivar que todos comparecessem à rodas de discussões sobre o tema que foram realizadas.


Continuaremos nos próximos dias!

Acesse nossa página especial para os 50 Anos do CAEQ.


Gestão Maré 2020

© 2020 por Gestão Maré - CAEQ Unicamp.

  • Facebook - CAEQ Unicamp
  • Instagram - CAEQ Unicamp
  • Twitter - CAEQ Unicamp