Nesta quarta, dia 19 de agosto, o CAEQ completa 50 anos de existência!
Em comemoração a esta data tão especial, estaremos nos próximos dias compartilhando com vocês um pouco da história do nosso centro acadêmico, os feitos das gestões anteriores e algumas curiosidades sobre o passado dessa entidade histórica e que tem sido tão importante para os alunos do Instituto de Química nos últimos 50 anos.
Começaremos de um passado não tão distante, iniciando com as gestões de 2019 e 2018:
2019 - Gestão Formigueiro
“Apesar de pequena, a formiga é, individualmente, muito forte. Ela é capaz de carregar pesos enormes em suas costas. Porém, sua maior força está no fato de ser um ser coletivo. As formigas não trabalham sozinhas, não se abandonam.”
Foi nesta gestão que se consolidou pela primeira vez o projeto do Grupo de Apoio à Permanência (GAP) que visava auxiliar e acolher todos os ingressantes que tivessem grandes dificuldades com as matérias iniciais do IQ.
Motivadas pelos cortes nas bolsas do ensino superior, diversas manifestações ocorreram no primeiro semestre de 2019, onde, na maior assembleia desde a greve de 2016, com quase 100 alunos presentes, foi decretada paralisação no IQ, em que o CAEQ mobilizou mais de 90 estudantes de uma única vez para os atos.
Quando uma queda de energia impossibilitou que o Restaurante Universitário fornecesse almoço e janta aos membros da comunidade, o CAEQ, com ajuda dos discentes, transformou o espaço físico em uma cozinha improvisada, cozinhou e distribuiu aproximadamente 100 refeições, não apenas para alunos do IQ, como também para qualquer discente, docente e funcionário da UNICAMP que dependiam das refeições fornecida pelo RU .
Além disso, o CAEQ também realizou eventos de integração, como o Sarau das Naturais, juntamente com as entidades da LCN, e o Sabadaço, evento proposto por um bixo para aproximar a comunidade discente e o Centro Acadêmico, comemorando o final do semestre.
Em comemoração à Semana da Luta da Pessoa com Deficiência, o CAEQ se mobilizou a fazer uma série de posts em suas redes, nos quais diversos aspectos da luta PcD foram discutidos.
2018 - Gestão Resiliência
“Resiliência: palavra que sintetiza as capacidades de resistência e adaptação às adversidades e obstáculos enfrentados. A gestão Resiliência busca se apoiar no coletivo para se manter firme em suas lutas e objetivos, fazendo jus ao seu nome”
Com o intuito de informar a comunidade dos eventos e deliberações internos, foi criado o CAEQ Informa, existente até hoje. Surge também o CAEQ Informa dos Departamentos, uma forma de aproximar a comunidade das decisões e discussões dos órgãos deliberativos do IQ.
Durante o ataque da Reitoria com o aumento do preço do bandejão, o CAEQ participou ativamente de diversas atividades como pula-catracas que foram organizadas em repúdio ao aumento.
O CAEQ participou também das discussões do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), em que foi articulado a diminuição da distribuição de copos plásticos pelos campi. Como resultado, atualmente não há distribuição de copos plásticos durante dois dias da semana no RU.
Como uma forma de integrar a comunidade e ocupar o espaço da universidade, foi feito o primeiro Sarau das Naturais, um evento cultural para mostrar os talentos de cada um.
Em virtude de pichações de cunho nazista que foram realizadas no IEL, o CAEQ (em conjunto com outros CA’s) se mobilizou a espalhar diversos cartazes, confeccionados pelos discentes, com o objetivo de conscientizar a comunidade, além de incentivar que todos comparecessem à rodas de discussões sobre o tema que foram realizadas.
Continuaremos nos próximos dias!
Acesse nossa página especial para os 50 Anos do CAEQ.
Gestão Maré 2020
Commentaires