• Comunicação - Gestão Maré - CAEQ 2020

[24/08 - 30/08] CAEQ Informa

◉ CAEQ Informa:

Segue a programação para a última semana de agosto:


- Reunião Extraordinária do CAEQ

Segunda-feira, às 18h, no Discord


- Roda de Conversa: Matrícula, grade e boicote

Terça-feira, às 17h

Durante estes últimos meses tivemos várias discussões importantes a respeito de nossas formações enquanto químicos, do ensino remoto e até mesmo do boicote das matrículas em disciplinas experimentais. Sabemos que toda essa informação pode ser um pouco confusa, principalmente para os ingressantes, que tiveram pouco ou nenhum contato direto com a Universidade e seu funcionamento.

Assim, o CAEQ em conjunto com a Comissão de Recepção organizaram esta roda, especialmente focada para os bixos. O nosso objetivo é conversar e tirar dúvidas sobre o curso, sua grade, suas modalidades e o processo de matrícula em si. Além disso, estaremos conversando sobre as possíveis implicações do boicote na grade, assim como tirando dúvidas sobre isso e o plano de retorno às atividades presenciais da Unicamp. Contamos com a presença de todos!

Link do evento: https://www.facebook.com/events/3150353401752689


- Reunião do CAEQ Quarta-feira, 16h, no Discord.


- Assembleia Geral - Financiamento e Ensino Remoto

Quarta-feira, às 17h45

O ensino à distância passou de forma atravancada e vertical, sem de fato consultar estudantes, docentes e funcionários. Muitos estudantes não conseguiram acompanhar as aulas devido a falta de acesso às tecnologias necessárias. Agora, muitos docentes falam em aproveitar a "experiência" para dar continuidade ao "ensino" remoto durante os próximos semestres, mesmo no futuro sem a necessidade do isolamento social. O ensino tido como emergencial, mediado por tecnologias à distância, está a um passo da implementação do modelo permanente de EaD e o pior, com conivência da comunidade universitária. A a manutenção das aulas em uma situação de crise sanitária, com mais de 100 mil mortos oficiais, e com o agravamento das crises políticas e econômicas vigentes em nosso país é um absurdo. Além disso, com mãos de tesoura, o reitor Knobel já tirou R$ 72 milhões da universidade no CONSU - como queria o criminoso governador Dória. Quem paga somos nós, sobretudo os mais pobres: estudantes, funcionários - terceirizados e concursados - e docentes sem uma grande carreira. Participe da assembleia!


- CADER Apresenta: Ingressantes negres na Unicamp e ações afirmativas - Permanência e autoestima de alunes negres cotistas na Unicamp

Quarta-feira, às 18h45

CADER Apresenta: Conversa com cursinhos populares

MEDIAÇÃO: Janice Sança

CONVIDADOS: Elaine Cristina Barbosa – Assistente Social – SAE (Serviço de Apoio ao Estudante); Luciene Rodrigues de Oliveira Borges – Psicóloga; Aparecida do Carmo Miranda Campos – Assistente Social; Lais Ameirelles - Coletivo Conexão Preta - FCA; Júlia de Castro Valerio Silva - Coletivo União Preta do IQ; Mauro Ricardo Junior - Coletivo Preto Quilombo Ubuntu; Laura Leal - Coletivo Negro Simone Maia


- Café com Química: "Como regra, o ensino é presencial, gratuito, laico, público e estatal em todos os países" com Prof. Dr. Otaviano Helene, do Instituto de Física da USP

Quarta-feira, às 19h

Resumo: O ensino é presencial, gratuito, laico e estatal, como regra, e há muitas razões para isso. Apesar disso, no Brasil, é feita uma propaganda muito grande contra essas características da educação, como se elas fossem problemas, não soluções. Saber como é a educação nos outros países permite que destruamos muitos mitos, percebamos muitas mentiras e entendamos por que nosso sistema educacional tem tantos problemas. Talvez possamos também entender por que o Brasil construiu tal sistema educacional. Participem!

Link do evento: https://www.facebook.com/events/3534036713313532

- Assembleia Geral - Pauta única: Bolsas SAE

Sexta-feira, às 17h45

Desde que soubemos da proposta de novas regras das bolsas, um intenso movimento se iniciou em defesa da permanência. Os estudantes vêm reiterando sua posição contrária a essa atrocidade que querem passar na CEPE. Já realizamos assembleias e plenárias de forma acelerada, pois essas regras vêm a público em meio a fim do semestre e com pouco tempo de debate. Nossa universidade está sob ataque. Bolsonaro, Dória e Knobel estão unidos na retirada de direitos e não vamos aceitar!!

Se vamos abrir o debate sobre as regras das bolsas SAE, ele será no sentido de uma permanência melhor, mais abrangente e que garanta a formação dos nosso estudantes. Não podemos deixar que regras de caráter meritocráticos, sejam critérios para bolsas sociais. Por isso convocamos todos a participar desta próxima assembleia para seguir debatendo como enfrentar a proposta da reitoria e a defesa de uma contra proposta construída pelos estudantes.

Link do evento: https://www.facebook.com/events/342369086799436/


Gestão Maré 2020

8 visualizações

© 2020 por Gestão Maré - CAEQ Unicamp.

  • Facebook - CAEQ Unicamp
  • Instagram - CAEQ Unicamp
  • Twitter - CAEQ Unicamp