top of page

[20 a 26/07] CAEQ Informa

◉ CAEQ Informa: Roda de Conversa - Bolsistas SAE

Segunda-feira, dia 20/07, às 19h30.

Descrição: “Convite a todes Bolsistas SAE para uma roda de conversa virtual que tem como objetivo discutir sobre permanência estudantil.

Este debate não é novo e temos vários acúmulos e conquistas sobre o seu caráter. Podemos citar, por exemplo, a mudança do nome "bolsa trabalho" para "bolsa social" e a "diminuição da jornada de 60 para 40 horas mensais". Ainda assim, temos muitos elementos para trocar ideia, pensar, por exemplo, no objetivo das bolsas de auxílio social, pois elas são importantes para garantir a nossa permanência na Universidade. Torna-se necessário, desse modo, refletirmos sobre todas essas questões objetivas e como estas refletem em nossas condições físicas e em nossa saúde mental, ainda mais nesse período catastrófico de pandemia.

A Universidade não flexibilizou a regra de que estudantes bolsistas precisam estar cursando pelo menos 1 disciplina - mesmo nesse período de pandemia. Esse foi o critério para ter vínculo com a Unicamp e receber o auxílio social. No entanto, com a necessidade do isolamento social, vieram vários questionamentos e notas de diversos grupos da Unicamp, pois as medidas políticas sanitárias demandam cuidados com as nossas famílias e respectivas comunidades.

Assim, as disciplinas nesse período ficam em segundo plano das necessidades reais cotidianas. Este cenário, por sua vez, colabora com a perpetuação das desigualdades, pois há aqueles que conseguem cursar as disciplinas e outros não.

Há toda uma complexidade de contexto. Considerando nossa diversidade, precisamos driblar tudo isso na medida em que precisamos cursar as disciplinas, lidar com os contratempos e dificuldades do cotidiano e, ao mesmo tempo, cumprir as horas exigidas para o recebimento da BAS.

Sabemos, por fim, que tudo isso é complexo e exige, primeiramente, a escuta dos estudantes bolsistas e muito debate sobre a nossa permanência no ambiente acadêmico. Por isso convidamos todes para esta roda de conversa, na qual conversaremos sobre essas questões!”

Link do evento: https://www.facebook.com/events/295500554931339/


Roda de Marie Curie: Cultura Preta em São Paulo

Quarta-feira, dia 22/07, às 16h00.

Descrição: "Promovido pelo Centro Acadêmico de Estudos da Química (CAEQ), a “Roda de Conversa Marie Curie” tem a finalidade de criar um espaço no IQ/UNICAMP que permita um bate papo informal relacionado à abordagem de temas de cunho humano e social, visando promover um olhar crítico, questionador e amplo a respeito da vivência humana. Além disso, podem ser escolhidos nomes da comunidade que tragam inspirações culturais.

Esse mês, convidamos dois alunos do IQ/Unicamp, Juan Matias (020) e Thyerre Santana (018), integrantes do Coletivo União Preta do IQ, para falar sobre Cultura Preta em São Paulo. Quer conhecer mais sobre o assunto ou gostaria de contribuir à discussão? Esse é o lugar para você!

Para participar, inscreva-se no formulário de interesse: https://bit.ly/roda_mariecurie"

Link para o evento: https://www.facebook.com/events/265084214789534/


Reunião do CAEQ:

Dia 25/07, sexta, 16h no Discord.


Roda de Debate: Mulheres Negras na Universidade e Mercado de Trabalho

Sábado, dia 25/07, às 16h00.

Descrição: "No dia 25 de julho, comemora-se o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A definição desse dia veio a partir do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado em 1992 na República Dominicana, na qual teve a protagonização de grupos femininos negros para debater sobre questões dos efeitos da opressão machista e racista sobre esses grupos. Além disso, desde 2014, o dia 25 de julho foi definido no Brasil como Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola do século 18 que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão.

Pensando nisso, a União Preta do IQ apresenta o primeiro evento realizado pelo próprio coletivo. A roda terá como convidadas a Dra. Luciana Gonzaga de Oliveira, Dra. Maria Augusta Arruda e Dra. Nicéa Quintino Amauro, e todas estarão compartilhando experiências e conhecimentos sobre como ser uma mulher negra afeta no meio acadêmico e no mercado de trabalho.

Durante a semana, faremos posts para cada uma das convidadas, como forma de apresentá-las previamente. A roda ocorrerá no próximo sábado, e será um ótimo espaço para um debate enriquecedor. Esperamos a presença de todes!

Para participar, inscreva-se no formulário de interesse: https://forms.gle/mnVyUW8RfTSHG7EP7"

Link do evento: https://www.facebook.com/events/590963375142151/



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page